No mundo da educação, buscar maneiras eficazes de ensinar e engajar os alunos é uma tarefa contínua. O livro Aula Nota 10, escrito por Doug Lemov, é uma obra essencial que oferece técnicas práticas para professores em qualquer estágio da carreira.
Lemov estudou e documentou as práticas de alguns do melhores professores do estado de Nova York das redes de ensino em que trabalhava, compilando técnicas concretas que realmente funcionam em sala de aula. Neste post, vamos citar algumas técnicas do livro para que você possa ter uma ideia geral do seu conteúdo.
1. Criação de Altas Expectativas
Exigência Acadêmica: Não aceitar respostas incompletas ou imprecisas. Incentivar os alunos a buscar a resposta correta.
Expectativas de Comportamento: Estabelecer padrões claros de disciplina e participação, acreditando no potencial dos alunos.
2. Planejamento e Estrutura da Aula
Organização é tudo: Planeje suas aulas com objetivos claros e revise o progresso ao final de cada sessão.
Ganchos de Atenção: Use perguntas intrigantes ou introduções cativantes para manter os alunos engajados desde o início.
Arremate Final: Termine a aula com um resumo claro do conteúdo apresentado.
3. Motivação dos Alunos
Conheça o nome dos alunos e crie uma cultura de participação.
Use técnicas como o "Vivas": Reconheça e celebre publicamente os alunos que se voluntariam e contribuem com respostas corretas.
Adapte suas abordagens conforme o perfil dos alunos – tímidos, expansivos ou intermediários.
4. Cultura Escolar
Crie normas e expectativas que incentivem o respeito, a disciplina e a valorização do aprendizado.
Exemplo: Escolas com ambientes organizados, limpos e respeitosos influenciam positivamente os alunos.
5. Desenvolvimento da Autoconfiança
Mostre aos alunos que eles têm capacidade. Às vezes, é o professor quem precisa dar o primeiro passo para auxiliar o aluno a acreditar em si.
Trabalhe não apenas o desenvolvimento acadêmico, mas também as dificuldades pessoais que afetem o desempenho escolar.
Cada técnica do livro pode ser experimentada e adaptada à realidade da sua sala de aula. Algumas funcionam melhor em turmas grandes; outras, em grupos menores. O importante é identificar o que faz sentido para o seu contexto. Quando eu estava nos meus primeiros anos de docência, esse livro me ajudou muito a trabalhar com turmas grandes.
Acredito que a principal habilidade de um bom professor é o domínio do conteúdo, mas isso só não basta. Algumas pequenas técnicas, por mais bobas que possam parecer à primeira vista, podem modificar bastante o andamento de aulas.
Ficou interessado? Acesse o link https://amzn.to/3P1rxQC para adquirir o livro na Amazon.
Comentarios