top of page

Lançamento Oblíquo

O lançamento oblíquo é um exemplo interessante da cinemática vetorial. Esse movimento costuma ser o primeiro exemplo no qual estudantes estudam um movimento em duas dimensões. Nesse post você aprender os conceitos fundamentais para entender esse assunto e será apresentado a uma ferramenta de estudo sensacional para visualizar este fenômeno.


O que é o lançamento oblíquo?

O lançamento oblíquo ocorre quando um objeto é lançado com uma velocidade inicial v que forma um ângulo θ com a horizontal. Esse tipo de movimento é influenciado apenas pela gravidade (em situações ideais, sem resistência do ar), o que o torna um excelente exemplo de como dividir forças e velocidades em componentes vetoriais.


Equações Fundamentais

Ao estudar o lançamento oblíquo, dividimos o movimento em duas direções:


  • Horizontal (x): movimento retilíneo uniforme (velocidade constante)

  • Vertical (y): movimento uniformemente variado (aceleração gravitacional constante).

As velocidades em cada direção são obtidas através de uma simples projeção do vetor velocidade nas direções horizontal e vertical:


Esses resultados são os essenciais para resolver a grande maioria das questões que abordam esse assunto.


Resultados Notáveis

Existem alguns resultados interessantes que podem ser obtidos a partir da combinação dessas equações:


  1. Altura máxima atingida pelo projétil: A altura máxima ocorre quando a velocidade vertical é nula (vy=0):

  2. Tempo de voo total: O tempo que o objeto permanece no ar é obtido tomando a solução positiva da equação y(t)=0:

  3. Alcance horizontal A: O alcance é a distância total percorrida na horizontal ao longo de todo o tempo de voo, isto é, A=x(t_voo). O alcance pode ser expresso através da equação

  4. Trajetória Parabólica: A trajetória de um projétil lançado obliquamente segue uma curva parabólica, característica desse tipo de lançamento em casos nos quais a resistência do ar é desprezível. A equação da trajetória pode ser deduzida eliminando o tempo t das equações de x(t) e y(t). A expressão que descreve a trajetória do projétil nessas condições é dada por



Pratique com nosso simulador de lançamento oblíquo


Quer aplicar essas equações e explorar como diferentes parâmetros afetam o movimento? Teste nosso simulador de lançamento oblíquo! Ajuste a velocidade inicial, o ângulo de lançamento e veja como a altura máxima, o tempo de voo e o alcance mudam. No simulador você pode inclusive explorar como a resistência do ar pode afetar a trajetória do projétil.


Para abrir o simulador, clique na imagem abaixo.


Para aprender ainda mais, faça o download do nosso roteiro gratuito em PDF. Esse material contém uma proposta de prática experimental dividida em três partes, ideal para simular uma prova prática.


No roteiro, você irá:

  1. Realizar medições simuladas.

  2. Comparar previsões teóricas com resultados experimentais.

  3. Desenvolver análises críticas sobre o lançamento oblíquo.


O roteiro de atividade pode ser utilizado como simulado de provas experimentais de olimpíadas científicas de física como a Olimpíada Brasileira de Física (OBF).


Bons estudos!




 
 
 

Comments


Siga-nos:

  • Whatsapp
  • Amazon

Física em nível olímpico, 2024. 

bottom of page